SIM, se o vendedor financiou um imóvel e quer vende-lo antes de quitar todas as parcelas, saiba que SIM, ele pode vender o seu imóvel financiado.
É importante mencionar que o dono do imóvel financiado é o credor (quem deu o crédito para o financiamento) na grande maioria, a instituição bancária.
Sendo o banco o dono, só existe então uma forma legal de vender este (quitando o financiamento).
Na forma de pagamento à vista ou por meio de outro financiamento.
A forma de vender à vista é quando temos um comprador que deseja fazer o pagamento à vista. Então o vendedor deverá solicitar ao banco o cálculo do seu financiamento.
O saldo credor é o valor para quitação do financiamento na data solicitada. Nesse valor considera-se os abatimentos e será um valor bem menor caso o financiamento fosse quitado no final do contrato.
Feito o cálculo, o banco vai gerar um boleto para a quitação.
Após a quitação, o banco fornece um documento que foi quitado o imóvel. Isso leva alguns dias.
Essa carta será entregue no Registro de Imóveis onde o imóvel foi matriculado. Aonde será registrado na matrícula que o financiamento foi quitado e, finalmente a baixa na alienação fiduciária. E aí sim o vendedor e o dono 100% do imóvel.
Somente neste momento é que poderá transferir o imóvel para quem desejar.
Escrituração do Imóvel
Geralmente é feito um contrato particular antes de todo esse processo, entre as partes, pois o comprador tem toda a segurança antes de quitar um financiamento que não é dele.
Um novo financiamento por parte do comprador começa, popularmente conhecido como transferência de financiamento.
O novo financiamento pode ser feito no mesmo banco ou em outro.
Como funciona a venda com financiamento no mesmo banco?
Nessa situação o banco irá quitar o saldo devedor do financiamento do vendedor e fará um novo contrato com o comprador. O novo contrato é levado ao Registro de Imóveis e registrado na matrícula que o financiamento anterior foi quitado.
Como funciona o financiamento em outro banco?
A diferença é que o financiamento do vendedor está em um banco e o comprador irá financiar através de outro banco. Obs. nesse caso haverá a comunicação entre os bancos.
O banco que detém o financiamento enviara ao comprador o valor do saldo devedor, para fazer a quitação. E então o comprador assume o financiamento deste imóvel com o banco que ele escolheu.
A partir disso, o financiamento do vendedor será quitado e será dado baixa na alienação fiduciária do banco anterior.
Dessa forma o imóvel será novamente alienado em nome do comprador com a alienação do novo banco.
Após a esse processo é levado ao Registro de Imóveis o novo contrato, com o novo financiamento. Aí o vendedor irá receber a sua parte referente ao imóvel, já abatido o valor pago pelo saldo devedor.
Como é um processo burocrático e com muitos processos, aqui na imobiliária Alcindo Imóveis podemos dar essa ajuda profissional.
Lembrete: Antes de fazer qualquer tipo de quitação de financiamento é importante verificar todas as certidões do vendedor e também do imóvel.
Seja financiado ou não o processo de compra e venda de um imóvel tem todos os seus detalhes. Vistoria no imóvel e uma delas.
Na imobiliária Alcindo Imóveis você encontra, segurança, experiência, ética, esforço para economizar e fazer o melhor investimento.