34ª Südoktoberfest, a maior e mais tradicional festa germânica da região sul.

09 Outubro / ALCINDO IMÓVEIS
34ª Südoktoberfest, a maior e mais tradicional festa germânica da região sul.

34ª Südoktoberfest: Em outubro São Lourenço do Sul vira festa.

Esse ano teremos a 34ª edição da maior e mais tradicional festa germânica da região sul, a Südoktoberfest, de 08 a 15 de outubro vamos mergulhar nessa celebração com dias de diversão em meio a muita cultura e uma verdadeira viagem a um pedacinho da antiga Alemanha em São Lourenço do Sul.

A festa tem bailes com chopp e muita comida típica, jogos germânicos, apresentações de danças e canto coral. A alegria da festa alemã se espalha pelas ruas da cidade com o desfile temático, ponto alto entre as atrações. A festa tem concurso da corte, concurso de chopp ao metrô e muitas outras atrações.

A origem da Südoktoberfest:

A Südoktoberfest nasceu em 1988, quando os jovens integrantes do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein se dedicaram a ampliar a preservação da cultura alemã/pomerana, feita desde 1983 através da dança. Surge assim a festa da alegria, da cultura, que, com o passar dos anos, tornou-se referência como a maior e mais tradicional festa germânica da região Sul do Estado. Uma história de dedicação, voluntariado, superação e, sobretudo, amor.

No mês de outubro, a cidade se transforma. A música tema do evento expressa perfeitamente o que acontece em São Lourenço do Sul a cada mês de outubro, a cidade se enfeita, ruas, casas, jardins, vitrines de lojas ganham as cores da bandeira da Alemanha e elementos que remetem à cultura germânica trazida pelos imigrantes. Os trabalhadores usam chapéus, tiaras e até trajes típicos no comércio. Além de ser um momento econômico importante, a festa movimenta restaurantes, lojas, supermercados, a rede hoteleira e imobiliária, além da economia solidária, com a prestação de serviços diretos e indiretos.

Visitar São Lourenço do Sul em outubro é mergulhar em um universo único de cultura.

Tradições e competições:

Um jogo de cartas curioso e bastante agitado, o Schafskopf, é um verdadeiro patrimônio cultural trazido pelos imigrantes e que tem na região de São Lourenço do Sul um de seus últimos refúgios de preservação. A Südoktoberfest realiza pelo sétimo ano consecutivo o Encontro Nacional de Jogadores de Schafskopf, com torneio. A competição acontece na tarde de 12 de outubro, reunindo competidores de várias cidades.

Além disso, integra a programação da 34ª Südoktoberfest a 9ª Tischfussball Pokal Sponheim, a Copa Sponheim de Futebol de Mesa. A Copa reúne competidores de todo o Estado que representam times da Alemanha e é realizada no Grêmio Esportivo Lourenciano. O nome é uma homenagem a Sponheim, cidade alemã irmã de São Lourenço do Sul.

Dança, canto coral e o desfile de rua:

A música e a dança estão entre os traços mais marcantes da cultura que foi trazida pelos imigrantes alemães. A 14ª edição da Deutsche Tanzkollektion - Mostra de Dança Alemã reunirá um grande número de grupos de danças de São Lourenço do Sul e de várias cidades do Rio Grande do Sul no dia 14 de outubro. Além disso, a dança típica é destaque nas apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, realizador da festa, ao longo da programação. São mais de 40 apresentações de danças folclóricas nos dias do Südoktoberfest.

O canto coral também é uma atração tradicional, celebrando a musicalidade dos descendentes de imigrantes. O 10º encontro de corais, reunindo grupos de diferentes localidades da colônia lourenciana, promete uma mostra emocionante do canto coral.

Reconhecimento:

Em 2022, a Südoktoberfest foi reconhecida como de Relevante Interesse Cultural do Estado do Rio Grande do Sul e passou também a compor o Calendário Oficial de Eventos do Estado, com aprovação unânime pela Assembleia Legislativa. Em 2023, prestes a abrir a 34ª edição, a Südoktoberfest foi declarada como Patrimônio Cultural e lmaterial de São Lourenço do Sul, através de Lei Municipal de iniciativa do Poder Executivo, proposta pelo Conselho Municipal de Cultura e aprovada pelo Legislativo. Da mesma forma, O Grupo de Danças Folclóricas Alemã Sonnenschein foi declarado Patrimônio Cultural e Imaterial de São Lourenço do Sul, justamente durante aos comemorações de seus 40 anos de fundação.

A corte:

As jovens da corte desempenham um papel fundamental na promoção do evento, participando de atividades em toda a região e realizando visitas a meios de comunicação e autoridades para divulgar a festa. Elas representam com elegância e carisma as mulheres descendentes da tradição germânica, mantendo viva a herança de seus antepassados.

A corte da 34ª Südoktoberfest é composta pela Rainha Gabrielly Käms e as princesas Luiza Almeida Lanius e Helena Raddatz Lüdtke; a minirrainha Antonella Pinz Ribeiro e as mini princesas Maísa Raddtaz Lüdtke e Emanuele Lutz Ehlert. Elas são verdadeiras embaixadoras da festa, representando com orgulho a nossa rica cultura.

Os mascotes:

Walter e Wilma, os gansos simpáticos, são os mascotes queridos da festa. Walter nasceu em 1992, e sua namorada, Wilma, chegou em 2012. Eles são uma homenagem ao peito de ganso defumado, um dos pratos mais famosos do café colonial da Südoktoberfest. Eles já conquistaram a simpatia do público e são parte fundamental da nossa festa.

Culinária alemã:

Quem visita o Südoktoberfest não tem apenas a oportunidade de festejar, mas também de conhecer profundamente a cultura e os costumes dos imigrantes alemães e pomeranos que colonizaram São Lourenço do Sul. A culinária é um dos mais importantes atrativos da festa.

O buffet típico oferece cerca de 50 pratos, entre eles alguns preferidos do público, como o chucrute, salada de batata alemã, joelho de porco, salsichão bock, sopa de galinha, carne de porco, saladas doces e salgadas, entre outros pratos.

Já no café colonial, que também conta com uma grande variedade de iguarias, o grande destaque é o peculiar peito de ganso defumado, um dos pratos mais procurados pelos visitantes da festa, além de uma enormidade de frios, pães, bolos, cucas, schmiers, patês e linguiças.

Mas há um petisco que costuma ser disputado, o rivelsback, um bolinho de batata que é uma grande unanimidade quando se trata de culinária típica na festa alemã de São Lourenço do Sul. Difícil encontrar quem não quer saborear a iguaria que é oferecida no buffet da festa e também em porção na praça de alimentação onde é preparado na hora. A praça de alimentação ainda conta com bancas de lanches diversos e pratos da culinária típica ao longo de toda festa.

A Südoktoberfest não é apenas uma festa, é uma celebração da rica herança cultural alemã em nossa cidade.

Junte-se a nós nesta jornada de cultura, alegria e tradição! Visite a 34ª Südoktoberfest, de 08 a 15 de outubro em São Lourenço do Sul.

Compartilhe

Anuncie na Alcindo Imóveis

Oferecemos consultoria em negócios imobiliários impulsionados com transparência.

QUERO ANUNCIAR